Higiene das Mãos: OMS alerta profissionais de saúde sobre riscos de contaminação

lavar maosCentenas de milhões de infecções poderiam ser evitadas se os profissionais de saúde, pacientes e suas famílias lavassem as mãos com álcool gel ou água e sabão depois de tocar os enfermos e os utensílios que estão próximos a eles, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) no domingo (5 de Maio), Dia Mundial de Higiene das Mãos.

A campanha da OMS “SALVE VIDAS: limpe suas mãos” recomenda que as pessoas lavem suas mãos durante cinco momentos-chave: antes de tocar o paciente; antes de procedimentos de limpeza e assepsia; após contato com fluidos corporais; depois de tocar um paciente e após tocar o ambiente do paciente.

Desde que foi lançada em 2009, mais de 15,7 mil estabelecimentos de saúde com mais de 9 milhões de profissionais em 168 países se inscreveram na iniciativa.

“Infecções associadas a cuidados de saúde geralmente ocorrem quando germes são transferidos pelas mãos dos profissionais de saúde em contato com o paciente”, disse a OMS, acrescentando que muitas vezes a contaminação pode levar a sofrimento físico e psicológico e até mesmo à morte de pacientes, além de perdas financeiras aos sistemas de saúde.

De cada cem pacientes hospitalizados, pelo menos sete em países desenvolvidos e dez nos países em desenvolvimento adquirem uma infecção associada a cuidados de saúde. Entre pacientes nas unidades de tratamento intensivo, a contaminação chega a aproximadamente 30%.

As mais comuns incluem trato urinário e infecções em salas cirúrgicas, pneumonia e infecções da corrente sanguínea. Mais da metade delas poderiam ser evitadas se os profissionais de saúde higienizassem adequadamente as mãos nos momentos-chave de cuidar dos pacientes.

A agência também divulgou uma pesquisa em parceria com o Centro Colaborador em Segurança do Paciente, do hospital universitário de Genebra, que diz que a participação do paciente é fundamental para evitar a contaminação. Segundo a publicação, ele deve cobrar do profissional de saúde se suas mãos foram lavadas antes dele receber seus cuidados.

Fonte: onu.org.br

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: