Militares brasileiros coordenam instalação de postes de luz à base de energia solar no Haiti

haiti energiaUm projeto de baixo custo está ajudando a aumentar o bem-estar e reduzir a violência em Porto Príncipe, capital do Haiti. O “Luz e Segurança”, coordenado por militares brasileiros e patrocinado pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (*MINUSTAH), está instalando postes de luz à base de energia solar nas áreas mais vulneráveis da cidade.

“Quando ficava escuro, todo mundo tinha que ir para casa. Ladrões vinham nos roubar. Agora, é possível ficar conversando até mais tarde”, conta a moradora de Cité Soleil Lucie Nazon, de 28 anos.

são mais de 120 postes num período de cinco meses, com benefício direto a 6,4 mil pessoas.

Fonte: onu.org.br

Smiley nerd *MINUSTAH – A Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti ou MINUSTAH (sigla derivada do francês: Mission des Nations Unies pour la stabilisation en Haïti), é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 30 de abril de 2004, por meio da resolução 1542,1 para restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.

Os objetivos da missão são principalmente:

  1. Estabilizar o país.
  2. Pacificar e desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes.
  3. Promover eleições livres e informadas.
  4. Formar o desenvolvimento institucional e econômico do Haiti.

Casco_azul_con_una_niñaEm 2004, o Brasil assumiu a liderança da força militar internacional no Haiti no âmbito da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) à frente de contingentes de vários países, no contexto de vacância do poder no país, decorrente da partida do presidente Jean-Bertrand Aristide.

No terremoto que atingiu o Haiti em 2010, resultando na morte de 220 mil pessoas, a Minustath teve um papel fundamental no processo de reconstrução do país, ainda em curso. Após o desastre natural, o Brasil aumentou sua participação na Missão, com um contingente de cerca de dois mil homens, e apoiou – ao lado de Canadá, União Europeia, Estados Unidos, França e Espanha – a realização do processo eleitoral de 2011, quando Michel Martelly foi eleito presidente do país.

Fonte: wikipedia / brasil.gov.br

Anúncios

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: