Abraço à Represa de Guarapiranga chama a atenção para a preservação de mananciais

guarapirangaFoto: Represa de Guarapiranga e a ocupação clandestina

Cerca de 40 organizações ligadas à defesa do meio ambiente fizeram, na manhã de hoje (16/06), a oitava edição do abraço à Represa de Guarapiranga, um dos principais mananciais paulistas, responsável pelo abastecimento de 4 milhões de moradores da região sudoeste da capital.

As atividades incluíram um passeio ciclístico, o plantio de mudas e oficinas ambientais, como de limpeza de água e de ensino da arte milenar japonesa de montagem de arranjos de flores. 

Por volta do meio-dia, um cortejo musical acompanhou o abraço dos participantes à represa. “O abraço simbólico significa o carinho e a demonstração de respeito que a população tem com um dos principais mananciais de água da cidade. A Guarapiranga, há décadas, vem sendo agredida pela ocupação desordenada do solo, pelo despejo de esgoto, pelo despejo de resíduos, de lixo, assim como os demais mananciais de São Paulo”, disse Mauro Scarpinatti, um dos organizadores, que faz parte da Rede de Olho nos Mananciais.

Segundo Eduardo Melander Filho, outro organizador do evento, que atua no movimento Garça Vermelha, um dos problemas que mais ameaçam a represa é o despejo irregular de esgoto. “Existem muitos loteamentos clandestinos que, por estar em área de manancial, não têm esgoto. Muitas vezes não têm nem água. Esse esgoto vai direto para a represa. Então, uma das coisas que é preciso fazer, pela qual estamos lutando, é colocar a rede de esgoto em torno de toda a represa”, disse.

De acordo com Melander Filho, o esgoto traz outras consequências indesejáveis para Guarapiranga. “Estão crescendo umas plantas macrófitas, que, em princípio, em pequena quantidade, são até boas para o meio ambiente. Mas a quantidade aqui é muito grande, então ela começa a poluir e, quando morre, vai para fundo da represa e agrava o assoreamento. Quer dizer, aumenta o assoreamento e diminui a quantidade de água”, explicou.

Fonte: Agência Brasil

Smiley pensativo Nota do Blog: Cabe lembrar que algumas administrações municipais passadas foram coniventes com as ocupações irregulares, promovendo inclusive a legalização de algumas áreas. Pode até ser um apoio no âmbito social, mas essa atitude é altamente nociva na preservação dos mananciais.

Smiley nerd O que é manancial? As nascentes ou mananciais são as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, utilizadas para abastecimento humano e manutenção de atividades econômicas. As áreas de mananciais compreendem às porções do território percorridas e drenadas pelos cursos d´água, desde as nascentes até os rios e represas.

Se formam quando um aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada nele começa a brotar. Sob o aspecto ambiental, nascente é uma área onde há a exsudação natural de água subterrânea de forma a possibilitar a formação e a sustentabilidade de uma biocenose (relação de vida em comum dos seres que habitam determinada região) associada à água que disponibiliza. É comum caracterizar o acúmulo de água em determinadas áreas como nascente ou olho d’água, no entanto se a água disponível procedente do subsolo não for suficiente à manutenção do ecossistema ao qual se associa, esta área não caracteriza-se como nascente. (wikipédia)

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: