ONU preve aumento de 150% na acidez dos oceanos ate 2050

oceanosA Assembleia Geral das Nações Unidas começou nesta segunda-feira (17/06) sua análise sobre os impactos do aumento da acidificação dos oceanos sobre o ambiente marinho e sobre as pessoas em todo o mundo. A ONU prevê que, até 2050, a acidez dos oceanos poderá aumentar 150%, taxa cem vezes mais rápida que qualquer mudança na acidez do meio marinho ao longo dos últimos 20 milhões de anos.

O Processo Consultivo Informal sobre Oceanos e Direito do Mar, que acontece até 20 de junho, vai proporcionar um fórum para que os países discutam os desafios colocados pela crescente acidez dos oceanos por causa do aumento das emissões de carbono de atividades humanas. O evento acontece na sede da ONU em Nova York, Estados Unidos.

Ao absorver maiores quantidades de dióxido de carbono gerado por atividades humanas, os oceanos estão 30% mais ácidos do que no início da Revolução Industrial, há 250 anos, de acordo com dados de um relatório do secretário-geral da ONU, Ban Ki -moon, para a Assembleia Geral.

O processo consultivo será copresidido pelo embaixador das Ilhas Maurício Milan Jaya Nyamrajsing Meetarbhan e o embaixador da Nova Zelândia Don MacKay. O processo, fundado em 1999, tem como objetivo identificar as áreas onde a coordenação e cooperação internacional em questões sobre os oceanos devem ser reforçadas.

Não há atualmente nenhum instrumento internacional mundial dedicado especificamente a abordar a acidificação dos oceanos. No entanto, os elementos do quadro jurídico e político existente são relevantes, incluindo principalmente a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS), que celebrou o seu 30º aniversário em 2012 e exige que os Estados-Membros protejam e preservem o meio marinho.

Fonte: onu.org.br

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: