SP: 400 mil criancas precisam ser vacinadas contra paralisia infantil

poliomieliteFaltando um dia para o fim da campanha de vacinação contra a paralisia infantil no estado de São Paulo, a Secretaria Estadual da Saúde informou hoje (20/06) que a meta da campanha não foi alcançada. A secretaria pretendia vacinar pelo menos 2,4 milhões de crianças, mas, até o momento, 2 milhões de crianças foram vacinadas.

A campanha teve início no dia 8 de junho. Até amanhã (21) poderão ser vacinadas crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos de idade. A vacina é segura, e os efeitos colaterais raros. Denominada Sabin, é aplicada por meio de gotas.

Os pais ou responsáveis que levarem seus filhos aos postos de saúde para tomarem a vacina contra a poliomielite poderão atualizar as doses de outros tipos de vacina. Para isso, é necessário levar a caderneta de vacinação. Desde 1988, São Paulo não registra casos de paralisia infantil.

Fonte: Agência Brasil

paralisia infantilPoliomielite ou paralisia infantil – A poliomielite é altamente contagiosa por via oral-oral (fonte orofaríngea) e fecal-oral (fonte intestinal). Em áreas endêmicas, os poliovírus selvagens podem infectar virtualmente toda a população humana. É sazonal em climas temperados, com pico de transmissão ocorrendo no verão e no outono. Essas diferenças sazonais são muito menos pronunciadas em zonas tropicais. O tempo entre a exposição e os primeiros sintomas, conhecido como período de incubação, é, geralmente, de seis a 20 dias, podendo ir de três a 35 dias.

As partículas virais são excretadas pelas fezes durante várias semanas após a infecção inicial. A doença é transmitida primariamente por via fecal-oral, através da ingestão de alimentos ou água contaminados. Ocasionalmente, é transmitida por via oral-oral, um modo especialmente visível em áreas com boas condições higiênicas e sanitárias. A pólio é mais infecciosa entre os sete e dez dias antes e após o aparecimento dos sintomas, mas a transmissão é possível enquanto o vírus permanecer na saliva ou nas fezes. (Wikipédia)

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: