Plataforma online do Atlas Brasil 2013 facilita compreensao do desenvolvimento humano no país

atlasbrasilO Atlas Brasil 2013, ferramenta que torna disponível informações sobre 5.565 municípios brasileiros, traz uma inovação importante em relação aos dois Atlas anteriores, lançados em 1998 e 2003. Pela primeira vez, todos os dados, gráficos e tabelas estarão disponíveis na Internet. A plataforma online é pública, amigável e totalmente gratuita criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e a Fundação João Pinheiro.

Entre as informações disponíveis, estão o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e seus componentes – todos calculados com base em nova metodologia –, além de mais de 180 dados socioeconômicos com um retrato completo do desenvolvimento humano de cada município. A plataforma está disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br.

Consulta

A consulta de indicadores está entre os recursos que foram aperfeiçoados no novo Atlas, ganhando uma interface mais simples. O usuário pode selecionar os municípios e estados que deseja consultar, definindo os indicadores a serem considerados na consulta. São mais de 180 indicadores divididos em oito dimensões: demografia, IDHM, educação, habitação, população, renda, trabalho e vulnerabilidade. A consulta traz os dados extraídos dos Censos de 2010, 2000 e 1991, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Mapas

A visualização dos resultados da consulta também pode ser feita pelos mapas da região. A consulta por mapas é especialmente útil para uma comparação visual, permitindo ao usuário observar a evolução de um determinado indicador ao longo do tempo. Também é possível selecionar municípios de um mesmo estado ou região para fazer a comparação com seus vizinhos em cada um dos indicadores selecionados, gerando um novo mapa. Ao clicar em algum município, um box com informações resumidas do seu IDHM aparece na tela, com um atalho para o seu perfil municipal.

Perfil

O perfil é uma das principais ferramentas do Atlas Brasil 2013. Cada município possui o seu perfil: um relatório com gráficos, textos e tabelas que revelam sua evolução no desenvolvimento humano nos últimos 20 anos. O perfil municipal compila o IDHM e outros dados de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade social. A plataforma também dá a possibilidade de imprimir e de salvar o arquivo do perfil.

Ranking

O Ranking dos municípios a partir do IDHM está disponível em uma das seções de destaque da plataforma. No ranking, é possível consultar o IDHM e seus três componentes – renda, longevidade e educação – dos 5.565 municípios tratados pelo Atlas. A lista pode ser ordenada de modo ascendente ou descendente, revelando os primeiros ou os últimos colocados. O usuário também pode escolher a exibição de todos os municípios ou filtrar os resultados por estado.

Download

Para aqueles que desejam trabalhar os dados mais a fundo, o Atlas permite ao usuário o download dos dados brutos. O arquivo traz as tabelas de todos os municípios, com as mais de 180 variáveis utilizadas na plataforma.

idhmIDHM Árvore

O IDHM árvore – fruto de parceria entre o PNUD e o Massachussets Institute of Technology, da Universidade Harvard, é uma representação visual do IDHM e de seus componentes, que permite a comparação entre municípios a partir de gráficos em formato de árvore: A altura do tronco representa o IDHM e o tamanho dos blocos que formam os “galhos” da árvore são proporcionais aos valores dos três componentes principais. Também é possível visualizar o IDHM ideal – que aparece como uma sombra atrás da árvore projetada –, indicando quanto faltaria para que cada componente atingisse valor máximo de 1.

Metodologia e FAQ

Para entender melhor o processo de construção e a metodologia do IDHM, está disponível na plataforma uma área com informações detalhadas sobre o índice além de uma seção com perguntas frequentes, para orientar os usuários sobre a leitura e o entendimento da plataforma.

Fonte: onu.org.br

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: