Centro de pesquisas reúne informações sobre cavernas brasileiras

cavernasO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas com objetivo de reunir informações do patrimônio espeleológico brasileiro. O lançamento foi feito durante a reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, em Brasília. A ação partiu do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas.

De acordo com o coordenador do centro de pesquisas, Jocy Brandão, o cadastro tem a finalidade de "agregar todas as informações do patrimônio espeleológico do Brasil, que está disperso, quer seja na academia, quer seja nos grupos de espeleologia, ou na sociedade brasileira de espeleologia e nos processos de licenciamento”, disse Jocy Brandão.

O sistema registra 9,5 mil cavidades naturais subterrâneas que envolvem área protegida, atividade antrópica do homem, entrada da caverna, espeleotemas (formações rochosas), fauna, recursos hídricos, microbiologia, vegetação, vestígios arqueológicos, histórico-culturais e paleontológicos, feição morfológica, litologia (descrição das rochas), entre outros.

O acesso ao cadastro é feito pela Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas

Fonte: Agência Brasil

espeleologia

Smiley nerd Espeleologiaé a ciência voltada para o estudo de cavernas. Esta ciência busca conhecer e estudar a formação geológica das cavernas, meio ambiente onde estão inseridas, formas de vida que a habitam, características, formas de preservação, etc. Esta ciência utiliza em seus estudos conhecimentos de outras áreas como, por exemplo, Geologia, Geografia, Biologia, Ecologia, entre outras.

O profissional que atua nesta área é chamado de espeleólogo. Os espeleólogos acreditam que existam aproximadamente 80 mil cavernas em nosso país. (Fonte: suapesquisa.com)

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: