Inverno chegando e com ele gripes e resfriados: o Guaco volta a figurar nas receitas caseiras, conheca essa planta

guacoNo final de março de 2012, três fitoterápicos passaram a ser distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS): hortelã (para a síndrome de cólon irritável), babosa (para queimaduras e psoríase) e salgueiro (para dor lombar).

Até então, os fitoterápicos que integravam a lista eram o guaco (expectorante e broncodilatador), espinheira-santa (coadjuvante no tratamento de gastrite e úlcera duodenal), alcachofra (disfunções hepatobiliares), aroeira (problemas ginecológicos), cáscara-sagrada (constipação ocasional), garra do diabo (dores lombares e artrose), isoflavona de soja (alívio dos sintomas do climatério) e unha de gato (artrite reumatóide).

Vamos aqui falar um pouco mais do Guaco, uma planta que pode ser facilmente cultivada em casa e que a ciência já comprovou suas propriedades medicinais e atestou seu efeito broncodilatador e expectorante. No inverno, quando aumenta incrivelmente a incidência de problemas do aparelho respiratório, por conta das gripes e resfriados, o guaco volta a figurar nas receitas caseiras.

O guaco (Mikania glomerata) é um tipo de planta medicinal utilizado contra gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse, bronquite. A planta também conhecida como erva-de-serpentes, cipó-catinga ou erva-de-cobra.

O guaco sempre foi muito conhecido pelos índios brasileiros, que usavam a planta para combater o veneno das serpentes (daí vêm alguns dos seus nomes populares). Ainda hoje, em algumas regiões do Brasil, o macerado das folhas é aplicado em forma de cataplasma sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos. Existe também a tradição de usar a planta fresca e nova (cujas folhas emanam um aroma intenso e agradável) para manter as cobras afastadas.

Pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram os efeitos do guaco contra câncer, úlcera e afecção por microrganismo, além de prevenção da cárie e da placa bacteriana dos dentes. (Wikipedia)

O uso do guaco como planta medicinal é muito antigo. Em 1870, chegou a ser criado um produto preparado com hastes e folhas da planta – era o Opodeldo de Guaco que durante décadas foi considerado um “santo remédio” contra bronquite, tosse e reumatismo.

Cientificamente já está provado que o guaco apresenta propriedades medicinais expectorantes e broncodilatadoras, sendo indicado no combate à tosse, asma, bronquite, rouquidão e outros sintomas associados à gripes e resfriados. Popularmente, o guaco continua sendo usado para tratar reumatismo, infecções intestinais e cicatrizar ferimentos.

A planta apresenta princípios tóxicos, portanto, deve ser usada com cautela, evitando-se todo tipo de excesso. Para o uso em crianças, é recomendável sempre a metade da dose indicada para os adultos. Apresenta contra-indicação para pessoas com hipersensibilidade à cumarinas, pessoas com problemas hepáticos e problemas de coagulação (antagonista da vitamina K).

Essa é uma boa planta para o preparo de xaropes e chás, com fins de cessar a tosse e rouquidão, muitas receitas caseiras podem ser feitas a partir da folha do guaco. Veja abaixo uma receita simples:

cha de guacoXarope de Guaco:
– 5 a 6 folhas do guaco
– 1 xícara de chá de açúcar
– 1 xícara de àgua

Preparo:  Colocar em uma panela o açúcar em fogo baixo até derreter, acrescente uma xícara de água fervente e ponha as folhas de guaco. Desligue o fogo e coloque um prato para abafar por uns 15 minutos. Sirva quente.

Não esqueça, tudo o que é em excesso faz mal para a saúde, sempre consulte um médico.

Fontes: Wikipedia / Portalsaofrancisco.com.br / Plantamed.com.br / Ceara.gov.br

Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: