Galeria

Em nossa galeria exibimos as imagens desenvolvidas inicialmente para a nossa página no Facebook.  Reunindo fotografia e citações de personalidades, o “card”  torna-se um importante meio de divulgar a mensagem de amor ao planeta e preservação.

mico5

natureza

“Trabalhar com sustentabilidade é plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia. Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais, é semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza”. – Nildo Lage

A Onça Pintada é considerada “Vulnerável” pelo IBAMA, mas seu status de conservação varia: é considerada “Criticamente em Perigo” no estados de SP, MG, ES e RJ, o que alerta para a extinção da espécie nesses estados em futuro próximo. As maiores populações encontram-se na Amazônia e no Pantanal.

Amazônia brasileira é doze vezes maior que a França e corresponde a 32 países da Europa Ocidental. A Ilha de Marajó é maior que alguns países como a Suíça, a Holanda ou a Bélgica.

Pteronura brasiliensis – A ariranha é um parente próximo da lontra, porém bem maior: pode atingir 2,20 m de comprimento. A espécie é protegida no Brasil mas, dado o isolamento dos territórios que habita (rios, lagos, pântanos) , é difícil pôr em prática medidas de vigilância; assim, a ariranha continua sendo vítima dos caçadores de peles.

Leões! Enquanto um leão faminto provavelmente irá atacar um humano que esteja próximo, normalmente os leões preferem ficar longe do homem.

“Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar” – Chico Xavier

“O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais.” – John F. Kennedy

Este filhote é um “ligre”, o bebê de um leão macho e uma tigre fêmea. Os três golfinhos e bebê Liger, em Shenzhen Safari Park na China, tornaram-se amigos. Ligers são os maiores felinos do mundo, podendo ter mais de 3m de comprimento. Amizades entre espécies são algo comum e definitivamente emocionante.

“Sabemos que todos os mamíferos, todos os pássaros e muitas outras criaturas, como o polvo, possuem as estruturas nervosas que produzem a consciência. Isso quer dizer que esses animais sofrem.

Descobrimos que as estruturas que nos distinguem de outros animais, como o córtex cerebral, não são responsáveis pela manifestação da consciência. Resumidamente, se o restante do cérebro é responsável pela consciência e essas estruturas são semelhantes entre seres humanos e outros animais, como mamíferos e pássaros, concluímos que esses animais também possuem consciência.”

Philip Low, pesquisador da Universidade Stanford e do MIT (Massachusetts Institute of Technology)

Todas as espécies de elefantes correm risco de extinção e sua caça é ilegal em todos os países africanos, embora continuem a serem caçados pelo marfim, carne e pele.

A caça dos elefantes teve também consequências a nível evolutivo: Como o objetivo primordial dos caçadores eram as presas, os animais que não as tinham graças a uma mutação genética, foram favorecidos. O processo involuntário resultou numa seleção artificial das populações de elefantes, onde os animais sem presas passaram de 1% do total para cerca de 30% dos indivíduos em certos locais.

O mico-leão-dourado é um importante dispersor de sementes e, ao desempenhar esse papel, auxilia na regeneração da Mata – cujo desmatamento é o principal problema associado a sua extinção. Esse pequeno primata espalha as sementes por onde passa, podendo ligar áreas isoladas de mata.

Os “botos cor-de-rosa” ou “boto-vermelho” da bacia amazônica estão ameaçados de extinção. Alguns se enroscam nas redes de nylon, são pescados para fazerem amuletos de seus olhos ou com sua parte genital. Alguns botos foram encontrados mortos com suas nadadeiras retiradas e um nome escrito com uma faca em sua cauda.

“Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens está além do nossa compreensão.” – Richard Gere

“Sustentabilidade é quando podemos ver; sentir; tocar numa flor, numa árvore, comer uma fruta, sentir o perfume das manhãs, respirar ar puro, tomar a água límpida de um riacho…
…e deixar tudo lindo para que nossos filhos e netos possam sentir, comer, tocar, ver, beber e respirar o mesmo ar puro que um dia tivemos para nós.” – Silvia Aparecida Maia

6 Respostas to “Galeria”

  1. Diana Chagas Says:

    Olá (de novo!!) rs.. Qdo vejo fotos como essas, ou reportagens sobre destruição da fauna e flora, me sinto tão pequena e insignificante sem poder fazer nada. Vou prestar vestibular agora e kero mt seguir uma carreira onde eu possa me dedicar aos cuidados da natureza, rios, plantas, animais, ar… Quero trabalhar diretamente com isso! Me envolver e me dedicar completamente!! Qual curso seria melhor pra mim? Aguardo resposta… bjs!

    • eco4u Says:

      Bem-vinda Diana, que ótimo que gostou do blog!

      Com relação à profissão, os caminhos são vários, e a escolha depende da sua vocação e/ou disposição em percorrê-los. Dizemos sempre que há três formas básicas de contribuir:

      – Pela profissão a escolher. Sendo um profissional na área ambiental ou mesmo um político, tudo dependerá da consciência do profissional em fazer o certo.

      – Pelo engajamento em movimentos ambientais sérios. A WWF Brasil por exêmplo é uma ONG ativa e respeitada, dentro da qual existem diversas atividades voluntárias a serem escolhidas por que deseja ajudar.

      – Pelas atitudes do cotidiano. Qualquer pessoa ajuda o planeta quando age com consciência, seja reciclando, seja economizando água, seja evitando poluir ou contaminar água ou solo por diversos motivos.

      Lembramos sempre que a preservação do planeta, entre proteção das matas, dos animais, inclui também a nós todos, seres humanos: a solidariedade entre as pessoas é fator primordial para humanidade. A ajuda aos idosos, doentes, etc, é uma das formas mais difícies de solidariedade.

      As profissóes são várias: Veterinário, biólogo, engenheiro florestal, oceanógrafo, geólogo, agronomia, biotecnólogo, ou algumas mais recentes como Gestor Ambiental. Você poderá ler mais sobre essa atividade no link: http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3014123-EI11804,00-Gestao+ambiental.html

      E sobre várias outras desta área neste outro link: http://www.creditouniversitario.com.br/dicaspravaler/2012/03/conheca-as-profissoes-ambientais/

      Seja por ação voluntária ou profissional, o importante é sempre fazer o certo e o decente. O caminho para isso só você poderá escolher.

      Um grande abraço de toda a equipe Eco4u!

      • Diana Chagas Says:

        Boa tarde!
        Segui as dicas que recebi neste blog e fiquei maravilhada! Já tinha ouvido falar na WWF Brasil, mas não conhecia profundamente. Entrei e vi o trabalho que fazem, os objetivos para com a natureza, as iniciativas… amei! Já até me afiliei ao projeto!! rs… Os cursos, também estou lendo sobre cada um deles mais especificamente para conhecer melhor e fazer a escolha certa. Agradeço a equipe Eco4u por cada dica e conselho. Quero, a partir de agora, estar sempre por dentro de tudo que acontece por aqui e ficar sempre ligada com vcs!!

        Obrigada.
        Abraços!!

  2. Diana Chagas Says:

    Amei o blog inteiro!!! É realmente fundamental nos importarmos com a natureza e o que nela há. Ela nos fornece tudo o que precisamos para viver e, no entanto, mts d nós ficam cegos com a ganância do “sempre mais” e não conseguem enxergar isso… é triste. Essa iniciativa do blog foi mt legal e acredito que pode alcançar e mudar a visão de mt gente em relação à preservação do meio ambiente.
    Amei! Nota 10!!!!!!

  3. Orange Matos Feitosa Says:

    Bem legal a galeria de fotos! Gosto muito da página de vocês! Parabéns!


Deixe uma resposta - Lembramos que não serão permitidos comentários com conteúdo ofensivo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: